Gustavo Rios e a literatura de Dênisson Padilha Filho

gustavo-2 - Cópia

 

O escritor baiano Gustavo Rios, comenta sobre a literatura  de Dênisson Padilha Filho. O autor do livro de contos O Amor é Uma Coisa Feia (7Letras, 2007) participou também de coletâneas e publicou o livro de poemasRapsódia Bruta (Virtual Books, 2011). Gustavo nasceu em 1974 e mora em Salvador.

Percebo a literatura de Dênisson Padilha Filho como formidável e em ascensão. Dentro da linguagem mais rebuscada e ampla, até os textos mais enxutos, é fabulosa a forma como ele trabalha a palavra sempre em prol do sentimento e da nobreza humana – e não falo do conceito de nobreza clássico, aquele negócio empoado; falo do homem como único senhor da própria alma. Gosto da forma como DPF insere, em paisagens banais, situações onde os personagens sempre estão no limite.

Posso dizer que, de forma generosa, as dores e perdições que nos circunstanciam ou condicionam como homens encontram lugar em sua literatura. Para mim, Dênisson é um ortodoxo admirável, sabe que devemos ser intransigentes com tudo aquilo que nos afasta da condição de verdadeiros homens e consegue colocar isso em sua obra de forma original. Como falei acima, ele sempre vai expor os seus personagens ao limite, para que mostrem o lado mais humano e verdadeiro possível. E isso, para mim, é a nobreza legítima: quando nos resta tão pouco e escolhemos agir com a máxima dignidade possível. Desde Carmina e os vaqueiros do pequi é assim.

O que espero de O herói está de folga (Kalango, 2014, contos), o novo trabalho de Dênisson Padilha Filho? Bem, o que espero não é nada simples: a literatura com o mesmo vigor de sempre. Mas que se reinventa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s