Os golpes dissonantes de Herculano Neto

A coluna CONTO AFORA desta semana investe na descontinuidade. Ao contrário das semanas anteriores, trazemos à baila não um, mas dois textos. Não um conto, mas dois minicontos  Dentro da brevidade que orienta o gênero, o miniconto se destaca por chegar ao cúmulo da concisão; fruto de um trabalho árduo. Fiquem, portanto, com dois minicontos do ficcionista, poeta e letrista Herculano Neto.

Conto Afora FINAL 2

ELVIS NÃO MORREU

Basileia, 1983.

Os últimos anos de investigação me levaram àquele chalé. No início, encarei como mais um extravagante trabalho, depois se tornou quase obsessivo.

Os contratantes me dispensaram ainda nos primeiros meses, alegaram que estavam convencidos de que ele realmente tinha morrido. Mas eu quis continuar por conta própria, era pessoal.

Quando adentrei o salão, decorado com antigos quadros, ele estava sentado numa poltrona, de frente para a lareira — parecia muito mais gordo do que em sua última aparição. Sem olhar para mim, ele falou num tom de voz tranquilo e extremamente grave:

— Creio que você sabe que não poderá sair daqui.

— Sei, mas isso é o que menos importa.

***

MEMBRO FANTASMA 

Finalmente, tive alta do hospital. Segundo os médicos, a operação para a mudança de sexo foi um sucesso. Continuo com muitos inchaços e dores, a sensação não é das melhores, no entanto o alívio de ter me livrado daquele incômodo é muito maior. Os psicólogos me disseram que é natural que, ao ter algum membro amputado, tenha-se a impressão de que ele ainda exista. Mas não comigo: eu sempre mijei sentada.

??????????Herculano Neto nasceu em Santo Amaro da Purificação (BA). É poeta, ficcionista e letrista de música popular. Publicou Cinema (Prêmio Braskem Cultura e Arte, 2007, poesia), Salvador abaixo de zero (P55, 2012, contos) e A casa da árvore (Mondrongo, 2014, poesia). Possui canções gravadas por Raimundo Fagner, Alcione, entre outros. Mantém o blogue  !Por que você faz poema?.

Deixe um comentário

