Para entreter e revisitar feridas

1495869183 (1)

Em seu sexto livro, Dênisson Padilha Filho traz uma novela para “entreter e revisitar feridas”.

Um texto enxuto e poético, uma narrativa veloz e fatalista sobre você. Assim é Eram olhos enfeitados de Sol  (Penalux, 2017, novela), do escritor Dênisson Padilha Filho.

Um homem volta à sua pequena cidade natal para assumir a madeireira em falência que herdou do pai. Com ele, uma série de fracassos pessoais. Encontra um sócio meio lunático, figura ácida. A cidade que esperava encontrar não está mais lá e ele também já não é o mesmo para aquelas pessoas. Na vida tediosa que leva, tudo o que faz é tocar a madeireira, frequentar o boteco e viver algumas aventuras com professoras da vizinha cidade universitária. Narrada em fluxo de consciência, a novela dá conta de refletir sobre as culpas e demais lembranças desse loser. Até ele se deparar com uma figura estranha, quando a trama assume novo ritmo e ares de thriller, porque tudo se transforma para o narrador/protagonista. Nesse exercício, o narrador convoca o leitor não só a se entreter com a história, mas à inquietação de visitar, cada um, suas próprias feridas.

“Se seguirmos a etimologia da palavra ‘trauma’ vamos fazê-la se encontrar com a semântica de ‘ferida’. Algo que nos dói. Por outro lado, nessa novela, através do narrador, procuro, não só contar uma história que permeie de alguma forma nossas existências, mas, sobretudo, reinventar a palavra. É muito importante para mim inaugurar novos sentidos em cima de velhos signos. Literatura é isso, a onipotência da palavra”.

Eram olhos enfeitados de Sol será lançado em julho, em Salvador.

Anúncios

7 comentários sobre “Para entreter e revisitar feridas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s