Passageiras, de Natália Borges Polesso

Nesta semana, a coluna CONTO AFORA traz um conto da escritora Natália Borges Polesso. Nele,  uma dor silenciosa, filha da memória, como todas são. Sutileza e concisão dando forma a um belo texto em fluxo de consciência.

Depois da leitura, clique AQUI e escute o tema musical de Passageiras.

Conto Afora4ªTemporada

Passageira 23: Compartilhamentos íntimos. Sentar por duas, três, quatro horas, ao lado de um desconhecido. Sentir o contínuo vibrar do atrito dos pneus no asfalto. Vibrar na mesma frequência em que as outras 43 pessoas. Um motorista deve vibrar diferente – segurar um volante de ônibus deve enrijecer a musculatura dos braços e ombros de um modo insalubre. A vida útil profissional de um motorista de ônibus é de 9 anos. Desconheço esse dado. Desconheço minha companheira de fileira. Uma mulher ansiosa. Ela ocupa quinze por cento do meu banco. Ela limpa o suor do buço com muita frequência. Ela parece ter algum tipo de desconforto gástrico. Ela tenta não ser incômodo. Eu não me importo. Compartilhamos esta intimidade. Eu sento com trezentas e duas folhas e dois livros. Não lerei todo esse volume. Eu espalho minhas coisas nos oitenta e cinco por cento do banco. Ela não se importa. Compartilhamos esta intimidade.

Passageira 12: já estou acomodada quando entra no ônibus meu agressor. Ele entra com uma mulher e uma criança. Esposa e filha, a conversa indica. Eles se acomodam nos assentos bem à minha frente. Tenho nas mãos meu estojo e no corpo todo tenho uma náusea horrenda. Abro o estojo, saco o estilete. Vou enfiando devagar no assento à frente, bem onde ele está. A pessoa ao meu lado dorme. Rasgo o estofado como se rasgasse a carne dele como se ele rasgasse a minha de novo. Num solavanco mais bruto, enfio todo o estilete no banco. Não atravessa. Não chega. Ele é intocável.

IMG_1492 Natália Borges Polesso é escritora e doutoranda em Teoria da Literatura na PUCRS. Publicou Recortes para álbum de fotografia sem gente (Modelo de Nuvem/Belas Letras, 2013, contos), vencedor do prêmio Açorianos de Literatura; Coração a corda (Patuá, 2015, poesia); e Amora (Não Editora, 2015, contos), finalista do prêmio AGEs de literatura 2016. Este ano participa da coletânea Olhar Paris, organizada por Leonardo Tonus.

 

 


Um comentário sobre “Passageiras, de Natália Borges Polesso

Deixe um comentário